Com: alunos dos departamentos de Pintura e Desenho do Ar.Co e artistas em residência no ateliê da P28
A exposição coletiva Pares inaugura quinta-feira, dia 5 de fevereiro de 2026, às 18h, na Galeria do Pavilhão 31, no Hospital Júlio de Matos.
PARES
Curadoria: Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual & P28
Datas: 5–28 de fevereiro de 2026
Horário: Quarta a domingo, 15h–19h
Local: Galeria do Pavilhão 31
Hospital Júlio de Matos – Av. do Brasil
(junto à entrada pela Rua das Murtas)
Dedicada ao fazer conjunto, Pares volta a reunir o Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual e a P28, apresentando obras criadas em colaboração, como cadáveres esquisitos, desenhos coletivos e outros dispositivos de trabalho partilhado, nos quais o acaso, o jogo e a negociação entre singularidades assumem um papel estruturante.
Reunindo obras novas e peças de arquivo de dois grupos heterogéneos de artistas — alunos dos departamentos de Pintura e Desenho do Ar.Co e artistas do ateliê da P28 —, a exposição propõe uma imersão em grandes formatos e na expressividade imprevisível que emerge destes encontros, evidenciando o projeto Residências enquanto espaço de aprendizagem mútua, contaminação de práticas e produção situada. Pares afirma-se, assim, como um momento de visibilidade pública de um trabalho desenvolvido ao longo do tempo, assente em modos de produção que valorizam o tempo, a relação e a construção coletiva.
Pares insere-se no âmbito do projeto Residências, desenvolvido pela P28 a partir de protocolos bienais com instituições de ensino artístico, que permitem contextos de trabalho continuado entre artistas em formação e artistas em prática. Estes protocolos funcionam como dispositivos de acompanhamento e produção, criando condições para a experimentação, a partilha de processos e a apresentação pública dos trabalhos resultantes, através de períodos prolongados de trabalho conjunto entre alunos e artistas do ateliê da P28.
A P28 é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto/ Direção-Geral das Artes, no âmbito do Programa de Apoio Sustentado às Artes, Biénio 2025-26.