Artistas: residentes do CHPL, CHUC – Hospital Psiquiátrico Sobral Cid, Centro Hospitalar Conde de Ferreira (Santa Casa da Misericórdia do Porto), Hospital Magalhães Lemos e do Instituto S. João de Deus (Casa de Saúde S. João de Deus e Casa de Saúde S. José)
Curadoria: P28/ Manicómio
O projeto Nós os Loucos visa a experimentação do desenho enquanto meio de construção de processos criativos dirigido a residentes de instituições de saúde mental nacionais, encarando o papel do artista enquanto veículo para o despertar da consciência criativa e de guia no caminho a percorrer pelos residentes destas instituições. Pretende-se, através de ferramentas inovadoras de desenho, facilitar o acesso a pessoas com doença mental à experimentação artística livre, proporcionando ações em diferentes contextos (hospitalar, em imersão, em residência e expositivo) que permitirão aos participantes desenvolverem o seu processo criativo, potenciando a sua expressividade. As diferentes ações pretendem alavancar, complementar e enriquecer a experiência artística dos participantes explorando visualmente o impacto da mudança de contexto.
A fase de intervenção artística em salas imersivas de desenho propositadamente criadas dentro de hospitais e instituições de saúde parceiras decorre com a participação de artistas-mediadores e com recurso a material da Viarco, de forma a criar uma rotina e uma relação de confiança com os participantes e corpo clínico, com acompanhamento e supervisão de uma equipa do Manicómio e Viarco.
A exposição retrospetiva que se apresenta na galeria do Pavilhão 31 faz o balanço da primeira edição de Nós os Loucos, realizada em quatro centros psiquiátricos no Norte de Portugal – Centro Hospitalar Conde de Ferreira (Santa Casa da Misericórdia do Porto), Hospital Magalhães Lemos, no Porto, e 2 unidades do Instituto S. João de Deus, em Areias de Vilar e Barcelos –, e da primeira fase da segunda edição, com trabalhos selecionados a partir das residências ocorridas em 2022-23 no Hospital Psiquiátrico Sobral Cid, de Coimbra, e no CHPL. Além da parceria com a Viarco e as unidades de saúde referidas, a presente edição de Nós os Loucos é apoiada no âmbito do programa PARTIS & Art for Change, uma iniciativa conjunta da Fundação Gulbenkian e “la Caixa”.