Entrevista: João Louro

Galeria do Pavilhão 31

Exposição: Praça de táxis e um aeroporto
Com João Louro | José Jorge Monteiro | Cláudia R. Sampaio

Curadoria: Sandro Resende / P28

6 de Dezembro de 2024 a 1 de Fevereiro de 2025
Quarta-feira a Sábado: 14h – 19h. Encerra feriados.
Galeria do Pavilhão 31 | Hospital Júlio de Matos | Av. do Brasil, nº 53 (entrada Rua das Murtas)

Dando sequência a uma já extensa lista de participantes (onde se incluem Pedro Cabrita Reis, Jeff Koons, Jason Martin, Emir Kusturica ou, mais recentemente, Jorge Molder), João Louro é desta feita o artista convidado de Entrevista, projeto com o qual a P28 costuma concluir o seu ciclo de atividades anual.

Artista de renome internacional, o seu corpus de pesquisa prende-se com as relações entre linguagem, imagem, memória coletiva e cultura popular, refletindo, deste modo e num processo de revisão, sobre a atualidade na iconografia contemporânea.

Na exposição Praça de táxis e um aeroporto está patente A Morte de Ubu, instalação que se torna a apresentar após uma anterior participação no projeto Contentores, em 2019. A instalação explora o poder da narrativa e a desconstrução dos ícones culturais, remetendo para a peça de teatro Ubu Roi (1896), de Alfred Jarry, e destacando questões de autoritarismo e absurdidade. Tal como em anteriores criações, como as séries Blind Images ou Dead Ends, Louro desafia a perceção do espectador, questionando a hierarquia entre (con)texto e imagem. A Morte de Ubu expande esta reflexão, com ênfase na subversão dos significados pré-estabelecidos.

Em diálogo, apresenta-se na galeria um conjunto de trabalhos da autoria de José Jorge Monteiro (residente na Cercica – Cooperativa de Educação, Reabilitação e Capacitação para a Inclusão em Cascais), assente em desenho geométrico de carros de diferentes escalas. Em sala anexa, projeta-se o vídeo Entrevista: João Louro, à conversa com a artista e poeta Cláudia R. Sampaio.

Esta apresentação será complementada por uma publicação antológica do histórico de colaborações de João Louro com a P28, à semelhança do já produzido com Pedro Cabrita Reis ou Jorge Molder, em parceria com a editora Stolen Books.

A P28 é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura/ Direção-Geral das Artes, no âmbito do Programa de Apoio Sustentado às Artes.