Entrevista: Jorge Molder

Galeria do Pavilhão 31

com Jorge Molder | Pedro Ventura

Curadoria: Sandro Resende

Projeto expositivo e editorial que consiste numa “troca de papéis” entre artista convidado e artistas do Ateliê de Artes Plásticas do Serviço de Reabilitação do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa. Depois de Pedro Cabrita Reis, Jorge Molder é o nome que se segue.

No epicentro do trabalho desenvolvido pela P28 desde a sua fundação conta-se a promoção do contacto entre artistas com experiência de doença mental e artistas profissionais convidados. Esse contacto teve um maior incremento nos últimos dez anos através do programa de exposições regulares na Galeria do Pavilhão 31 – que contam sempre, sem exceção, com a participação de um ou mais artistas residentes do ateliê da P28 no Pavilhão 31. Pelo projeto Entrevista já passaram, entre outros, António Olaio, Eduardo Souto Moura, João Tabarra, Jorge Molder, Miguel Palma, Pedro Cabral Santo ou Pedro Cabrita Reis, mas também nomes internacionais como Emir Kusturica, Jason Martin ou Jeff Koons, sendo inúmeras as trocas de experiências e os encontros improváveis propiciados por este projeto.

O projeto Entrevista não se resume às exposições previstas em um ou mais ciclos anuais, do mesmo modo que o trabalho conjunto destas duplas não começa nem termina aqui. À apresentação pública em contexto expositivo do trabalho nascido destes diálogos artísticos soma-se a componente editorial do projeto – a publicação de um catálogo, que reúne o histórico de colaboração do artista convidado com a P28, e problematiza o processo criativo destas parcerias entre artistas, entrecruzadas no antes e agora dos seus percursos pessoais e profissionais.

A P28 é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura/ Direção-Geral das Artes, no âmbito do Programa de Apoio Sustentado às Artes.