Concurso Arte Jovem 2025 – 10.ª Edição

Galeria do Pavilhão 31

No dia 23 de outubro, pelas 18h, inaugura a 10.ª Edição do Concurso-Prémio Arte Jovem Fundação Millennium bcp, organizado pelo Carpe Diem Arte e Pesquisa (CDAP) em co-produção com a P28 – Associação de Desenvolvimento Criativo e Artístico.

A exposição coletiva Arte Jovem (AJ ’25) estará patente na Galeria da P28, no Pavilhão 31 do Hospital Júlio de Matos (ULSSJ), até ao dia 15 de novembro, reunindo os artistas selecionados de um concurso aberto a todos os finalistas do ensino artístico superior nacional, no qual foram convidadas a participar todas as Escolas Superiores de Ensino Artístico em território português.

O Concurso Arte Jovem Carpe Diem Arte e Pesquisa, iniciado em 2016, nasceu da vontade de criar uma plataforma que permita aos recém-licenciados — e ao público em geral — refletir sobre o que significa hoje construir uma carreira artística e enfrentar os desafios que ela implica.
Um júri convidado analisa os portefólios apresentados e seleciona os participantes da exposição coletiva, que este ano, mais uma vez, se realiza na galeria do Pavilhão 31, espaço gerido pela P28.

A 10.ª edição conta com a participação de André Rodrigues (FBAUL), Beatriz Banha (Universidade Lusófona), Cheila Garcia (ESAD Caldas da Rainha), Diogo Nogueira (ESAD Caldas da Rainha), Madalena Fezas Vital (Ar.Co), Maria Máximo (FBAUL), Monika Pietryga (Ar.Co), Patrícia Assis (FBAUL), Regina Silva (FBAUL), Samuel Ferreira (FBAUL), Teresa Supico (Ar.Co) e Tiago Bento (P28).

As obras a concurso foram avaliadas por um júri composto por Giulia Lamoni (curadora), José Carlos Santana Pinto (colecionador) e Nuno Venâncio (artista plástico). A curadoria da edição de 2025 é assegurada por Katherine Sirois.

Numa segunda fase, o júri distingue os artistas com diversos prémios e residências, gentilmente cedidos ou patrocinados por:
Fundação Millennium bcp, Centro Português de Serigrafia, Associação Inter.meada, RAMA Residências Artísticas da Maceira, Córtex Frontal, Galeria Kubik, Galeria Plato, Centro Cultural Cabo Verde, Museu do Caramulo, Abreu Advogados, LACS Avenida 24 de Julho, Liquitex, colecionadores privados e João Luís Traça.

Será igualmente editado um catálogo, lançado no final da exposição, reunindo textos e imagens das obras de cada artista, funcionando como uma verdadeira “carte de visite” dos selecionados.

Realizar um concurso desta natureza implica riscos — as propostas apresentadas podem ainda ser promessas —, mas representa, sobretudo, uma aposta em colmatar uma lacuna no panorama artístico nacional: a escassez de plataformas que promovam a experimentação, a descoberta e a abertura de novos caminhos nas artes visuais, tanto para os artistas como para o público.

A organização agradece o apoio das instituições de ensino artístico, o patrocínio da Fundação Millennium bcp e a colaboração do Centro Português de Serigrafia, Associação Inter.meada, RAMA, Córtex Frontal, Galeria Kubik, Galeria Plato, CCCV – Centro Cultural Cabo Verde, Museu do Caramulo, Abreu Advogados, LACS, Liquitex, bem como o contributo dos colecionadores anónimos e de João Luís Traça.

A P28 é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes, no âmbito do Programa de Apoio Sustentado às Artes.