Outdoor ’24

Vários locais: Braga, Coimbra, Faro, Lisboa, Porto

O artista Jorge Molder marca o arranque oficial do projeto Outdoor ’24, com Desvio, trabalho impresso em lona e instalado num painel publicitário de grandes dimensões. A obra estará patente de 1 a 29 de fevereiro no Largo Marquês de Angeja, à Avenida da Índia, junto ao Museu dos Coches, em Belém (Lisboa).

A P28 dá, assim, início à nova edição do projeto Outdoor, mantendo uma programação em permanência ao longo do ano em cinco cidades do país – Braga, Coimbra, Faro, Lisboa e Porto – de trabalhos de uma dezena de artistas portugueses. Outdoor é um projeto de arte pública contemporânea, desenvolvido pela P28 desde 2012, que consiste no uso de suportes de publicidade como alvo de manifestações artísticas. Em 2024, alarga a sua rede às cidades de Braga, Coimbra e Porto, dando ainda continuidade à programação em Faro e Lisboa, onde já contava com suportes próprios, cedidos pelas respetivas autarquias.

Em 2024, o projeto conta ainda com a participação, para além de Jorge Molder, de Duarte Amaral Netto, Filipe Cerqueira, João Louro, José Luís Neto, José Pedro Croft, Mónica de Miranda, Pedro Cabral Santo, Pedro Vaz e da dupla Sara & André. As obras dos dez artistas serão repartidas por dois semestres, em regime de rotatividade contínua pelas cinco cidades que acolhem o projeto.

Reabilitando e/ou capturando suportes que, na sua génese, foram concebidos para propósitos publicitários ou propagandísticos, Outdoor visa reorientar e subverter este seu propósito original, aproveitando as enormes potencialidades de comunicação de massas e a reprodutibilidade e ubiquidade do meio utilizado: um equipamento cuja natureza intrínseca visa alcançar de forma massiva, gratuita e generalista o grande público.

A P28 é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura/ Direção-Geral das Artes, no âmbito do Programa de Apoio Sustentado às Artes.