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O Tempo Enrola, Encaracola (Residências #2.0)

Galeria do Pavilhão 31 – CHPL

Exposição Coletiva de Finalistas da Universidade Lusófona

Artistas: André Paulino | Andreia Fonseca | António Dias | Beatriz Banha | Beatriz Pilré | Björk Deboudt | Catarina Cruz | Daniela Couceiro | Duarte Costa | Giovanna Russo | Guilherme Bento | Isabel Dantas dos Reis | Lorenzo Quintas | Luce Bonandini | Luís Fernandes | Maria Judas | Maria Ramos | Mariana Sousa | Margarida Martins | Miguel Costa | Miguel Marquês | Neuza Leote | Rafael Apolinário | Raquel Lucas | Raúl Rodrigues | Rúben Bajanca | Sara Godinho | Sofia Luz | Tiago Amorim | Valentina Flores

Artista convidado: Pedro Ventura

Curadoria: Hugo Barata | Luís Alegre | Orlando Franco | Paulo T. Silva | Rodrigo Tavarela Peixoto [UL]

Exposição nascida de uma parceria entre a Associação P28, o Delli Press e a Fo:RCE (Universidade Lusófona), partindo de um conjunto de processos criativos e metodológicos no âmbito das licenciaturas em Design de Comunicação e Fotografia e do curso de mestrado em Fotografia.

A iniciativa Residências visa dar visibilidade a novos autores, aproximando também a comunidade e os públicos diversificados ao mundo da arte contemporânea. Dando continuidade à anterior edição desta iniciativa (em 2022 acolhemos o IADE – Creative University), Residências #2 sustentou-se em práticas de trabalho cooperativo, ao envolver os estudantes e os docentes dos referidos cursos no exercício de pensar o que uma exposição pode ser, concretizando as suas formas e conteúdos, e assumindo todas as etapas e tarefas desde o momento da conceção até à sua concretização.

O tempo enrola, encaracola resultou num conjunto de trabalhos em diferentes tipos de meios, da fotografia ao vídeo, do livro de autor à instalação. Procurou-se explorar esta dimensão transversal à criação de imagens que nos falam da passagem do tempo, do quotidiano e do olhar que devolve caleidoscopicamente a inescapável contingência de sermos e estarmos no presente, indiciando que, a partir de estratégias como a produção fotográfica ou a constituição de arquivos de imagens, podemos situar-nos nessa linha do tempo, fazer parte dela, mas ao mesmo tempo olhá-la de fora.