Projeto de arte pública, criado e desenvolvido pela P28, que tem como objetivo manipular os suportes de publicidade (outdoors) em contexto urbano para serem alvos de manifestações de arte contemporânea.
Este conceito surge da necessidade de reabilitar e reavivar estes suportes que na sua génese foram concebidos para vários propósitos – por exemplo a publicidade e a propaganda política –, reorientando/ subvertendo a sua intenção original pelo aproveitamento das suas enormes potencialidades enquanto suporte de comunicação para as massas. Outdoors compreende a utilização deste meio publicitário exterior, placards modulares dispostos em lugares de grande visibilidade como por exemplo à beira das rodovias ou nas empenas de edifícios na cidade, em permanente exposição, 24 horas por dia.
Através de parcerias, quer com as autarquias, quer com a empresa de gestão de publicidade exterior JCDecaux, foi possível difundir, primeiro em Lisboa, depois também no Porto e em Faro, e por duas vezes (2012 e 2016), a excelência de um leque de artistas convidados, mostrando os seus trabalhos a uma larga franja da população portuguesa.
Edições
2012\ OUTDOORS, LISBOA, PORTO, FARO: Adriana Varejão, Bedwyr Williams, Chitra Ganesh, Erwin Wurm, Gabriela Albergaria, Jesper Just, Jorge Molder, Leonid Tishkov, Luísa Cunha, Marcel van Eeden, Mário Feliciano, Miguel Palma, Paulo Mendes, Pedro Cabral Santo, Pedro Cabrita Reis, R2, Susana Anágua, Susanne Themlitz;
2016\ OUTDOORS, LISBOA, PORTO, FARO: Gilbert & George, Jason Martin, Jeff Koons, Robert Morris, William Wegman.