()

Outdoor ’24

Largo Marquês de Angeja, Belém.

Jorge Molder estreia, também, o início do arranque oficial do projeto OUTDOOR ’24, com Desvio, trabalho impresso em lona para suporte de grandes dimensões (painel publicitário), patente de 1 a 29 de Fevereiro, no Largo Marquês de Angeja, à Avenida da Índia, junto ao Museu dos Coches, em Belém, Lisboa.

Em termos de atividades públicas em 2024, a P28 já deu início à nova edição do projeto OUTDOOR, mantendo uma programação em permanência ao longo do ano, 24 sobre 24 horas, em 5 cidades do país (Braga, Coimbra, Faro, Lisboa e Porto) de trabalhos de uma dezena de artistas portugueses. Assim, OUTDOOR é um projeto de arte contemporânea que estará patente em diversas capitais de distrito de Portugal continental, com o intuito de manipular os suportes de publicidade como alvo de manifestações artísticas, a exemplo do que temos feito em Lisboa e Faro com suportes próprios cedidos pelas respetivas autarquias, e agora ambicionando alargar a rede de programação da P28 de norte a sul do país, com a inclusão de Coimbra, Braga e Porto.

OUTDOOR é um projeto de arte pública contemporânea – criado e desenvolvido pela P28 desde 2012 – que tem como objetivo manipular os suportes de publicidade em cidades para que sejam alvos de manifestações de arte contemporânea, reabilitando e/ou capt(ur)ando suportes que na sua génese foram concebidos para propósitos publicitários ou propagandísticos, ao reorientar e subverter o seu propósito original através do aproveitamento das suas enormes potencialidades enquanto suporte de comunicação para as massas e a reprodutibilidade e ubiquidade do meio utilizado: equipamento cuja natureza intrínseca visa alcançar de forma massiva, gratuita e generalista o grande público.