Com Cláudia R. Sampaio, Edson Chagas, Isabel Baraona, Isabel Simões, José Maçãs de Carvalho, Luísa Cunha e Pedro Valdez Cardoso.
Outdoor é um projeto de arte pública contemporânea, criado e desenvolvido pela P28 em 2012, que consiste na apropriação de painéis publicitários de grande formato (8x3m) para suporte de obras de arte.
Na edição deste ano, a P28 tornou a aumentar a sua rede de painéis publicitários (de cinco para sete) incluindo agora capitais de distrito do interior na sua rede de itinerância. Assim, em abril, Outdoor ‘25 inaugura em sete cidades, circulando os trabalhos de sete artistas por cada uma delas ao longo de sete meses, no que resulta numa programação contínua, de caráter rotativo, em cada localidade.
Iniciado em Lisboa e progressivamente alargado a todo o país, Outdoor surge da necessidade de reabilitar e reavivar suportes que, na sua génese, foram concebidos para outros propósitos, aproveitando as suas enormes potencialidades enquanto meios de comunicação de massas caraterizados pela sua reprodutibilidade e ubiquidade.
Localização dos painéis* e respetiva programação, em abril:
Largo Marquês de Angeja, Belém, Lisboa
Regresso a Gaza, Isabel Simões
Nascida em Lisboa, em 1981, Isabel Simões é licenciada em Artes Plásticas/Pintura e expõe desde 2003. O seu trabalho desdobra-se em suportes vários, da pintura ao desenho ou performance.
Avenida Calouste Gulbenkian, Faro
Oikonomos, Edson Chagas
Edson Chagas está entre os principais artistas que se destacam na arte contemporânea angolana. Nascido em Luana, em 1977, é licenciado em fotojornalismo e no seu trabalho tem explorado o território urbano de Luanda – e de outras cidades em África.
Avenida da Guarda Inglesa (Convento São Francisco), Coimbra
S/ título, Pedro Valdez Cardoso
Pedro Valdez Cardoso, escultor e artista plástico, nasceu em Lisboa, em 1974, cidade onde vive e trabalha. Formado em Realização Plástica do Espetáculo expõe desde 2001 em exposições individuais e coletivas.
Rua da Cevedeira com a Avenida da Bela Vista, Setúbal
S/ título, Isabel Baraona
Nascida em Cascais em 1974, Isabel Baraona é professora e investigadora no âmbito do design e artes. Artista plástica, utiliza o desenho, o texto e a pintura como ferramentas na produção de obras.
EN 114 – Km 187,05, Malagueira, Évora
S/ título, Cláudia R. Sampaio
Cláudia R. Sampaio nasceu em 1981, em Lisboa. Estudou teatro e cinema e foi, inclusive, guionista em cinema e televisão – mas neste momento dedica-se à escrita literária e à pintura e escultura em cerâmica. Tem sete livros de poesia publicados.
Avenida Cidade Politécnica (Rotunda do Instituto Politécnico), Viseu
Bambu, Luísa Cunha
Nascida em Lisboa, em 1949, Luísa Cunha licenciou-se em Filologia Germânica. Mas o seu percurso como artista começa mais tarde quando aos 37 anos faz o curso de Escultura. As suas obras têm sido expostas dentro e fora de Portugal, estando representada nas melhores coleções de arte contemporânea.
Estrada do Cabedelo (Rotunda do Cabedelo), Viana do Castelo
S/ título, José Maçãs de Carvalho
José Maçãs de Carvalho nasceu em Anadia em 1960 e é licenciado em Línguas e Literaturas Modernas. Trabalha e expõe fotografia desde a década de 1990 e vídeo desde 2000. O seu trabalho está presente em diversas coleções de arte privadas e públicas.
* link p/ google maps nos endereços
A P28 é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura/ Direção-Geral das Artes, no âmbito do Programa de Apoio Sustentado às Artes.